Certamente, ao pesquisar por plano de internet corporativo, você pôde notar uma série de anúncios de ofertas de planos, mas você não sabe como avaliar qual será o melhor para a sua empresa, certo?

Bem, para que você faça uma boa escolha, é importante que avalie bem quais são as suas necessidades, quais são os serviços que pode ou deve acrescentar e como avaliar a capacidade de entrega de um fornecedor.

Então, se você não quer cometer um erro ao escolher o seu plano corporativo de internet, fizemos este conteúdo justamente para que você sinta-se seguro sobre como escolher! Aproveite e entenda sobre serviços adicionais e quando eles são indicados para o seu negócio.

Vamos lá?

Como escolher o tipo de plano?

Há planos de internet limitados por tráfego. Isso significa que sua empresa recebe uma franquia de dados e isso significa que ao atingir esse limite, você pode ficar sujeito a:

  • pagar por MB excedido;
  • ter a velocidade da internet radicalmente reduzida;
  • ou ter o sinal de internet cortado.

A vantagem aqui, é que a velocidade entregue será sempre a melhor possível. O único problema é que você e seus funcionários dificilmente vão controlar quantos MB estão consumindo.

Por isso, esse modelo de plano tem caído em desuso. Atualmente, são oferecidos para planos de internet móvel, já que a operadora tem menos controle sobre a cobertura e a qualidade de sinal que o usuário vai acessar.

Outra questão que diminuiu a oferta desse tipo de plano para residências e empresas, é comum que as pessoas queiram se preocupar cada vez menos com o quanto estão consumindo e se importando mais com a qualidade do serviço.

Como escolher planos de internet pela velocidade?

Além dos planos por franquia de dados, há os que são mais recomendados para o seu negócio: os planos contratados por limite de velocidade.

Para planos de internet corporativos, consideramos velocidades a partir de 150 Mb. Isso quer dizer que, na maioria dos casos, se você entrar em contato com a operadora e pedir algum menor do que esse, certamente pode acabar comprando um plano comercial para pessoa física,

Saber o quanto sua empresa vai consumir depende bastante do tipo de serviço prestado. Se o seu negócio é ligado à tecnologia, é comum precisar de uma velocidade mais rápida, porque, além do consumo normal dos funcionários, é preciso pensar na estrutura do negócio que precisa estar sempre online.

Mas, caso não seja necessário algo tão robusto, é possível que você tenha que estimar qual seria a velocidade ideal, baseando-se no volume de pessoas acessando simultaneamente versus o que elas costumam usar.

Planos temporários

É possível, também, a contratação de um plano corporativo temporário para um evento, por exemplo. Eles são úteis para você que planeja oferecer internet wi-fi para os convidados e participantes. Também pode ser comprado por velocidade, então, fique atento à quantidade de pessoas que vai acessar ao mesmo tempo, para não frustrar a experiência do evento.

Como escolher a velocidade da internet?

Como dissemos, os planos que são considerados como corporativos são a partir de 150 Mb. No entanto, dependendo do porte da sua empresa pode ser que você não precise adquirir um plano empresarial. O ponto negativo disso é que pode ser que você tenha que conviver com as limitações do atendimento. A possível instabilidade e a insuficiência de entrega podem prejudicar a produtividade dos funcionários.

Quais são os demais serviços de planos de internet?

Em alguns casos, a operadora que fornece o plano de internet corporativo, também apresenta soluções que podem incrementar o seu plano. São benefícios acessórios que, algumas vezes, representam um pequeno custo no seu pacote total.

Para facilitar, vamos te ensinar quais são eles e como funcionam esses serviços.

1. Link dedicado

Quando você opta por ter um link dedicado, significa que nenhum outro consumidor vai dividir da banda que sua empresa vai utilizar. É como se a sua empresa tivesse uma fonte de internet dedicada e exclusiva.

Isso ajuda a proteger servidores e data centers próprios, caso você tenha, e também dá mais garantia de estabilidade de sinal, visto que o consumo será apenas da sua empresa. É algo mais indicado para médias e pequenas empresas.

2. IP estático

O serviço padrão oferecido é o IP dinâmico. Isso significa que sua conexão empresarial não terá uma identificação de acesso. Ou seja, sempre que alguém fizer uma conexão à internet, será gerado um IP específico.

Apesar de também ter suas vantagens, muitas empresas acabam optando pelo IP estático porque ele permite que um dos computadores da empresa funcione como um servidor. Então, é possível conectar todos os computadores a esse servidor e economizar com hospedagem de um site, por exemplo.

3. Controle de acesso à internet

Algumas empresas contratam esse que é é um serviço interessante, principalmente para os planos de internet em eventos: o WI-FI Inteligente da Kater Telecom. Você poderá contratá-lo para ter informação sobre quem está acessando a internet, o que está acessando e obter informações mais importantes de cada um dos leads que acessaram a sua rede.

Geralmente para ter controle de acesso a internet na sua empresa ou evento, é preciso permitir ou criar um login para identificar e para começar a se relacionar com as pessoas que estavam por lá. Em um ambiente corporativo, você pode usar esse recurso para ajudá-lo a garantir que as regras de uso da internet na empresa serão respeitadas.

Bem, podemos concluir que escolher um plano de internet é algo que demanda atenção e entendimento sobre o perfil de consumo da empresa, as suas necessidade e sobre o que pode ser levado em consideração na hora de escolher um fornecedor.

Para isso, procure sempre a opinião de clientes e alguém que possa te indicar o serviço. Além do mais, opte por uma fornecedora que consiga oferecer opções de planos compatíveis com sua necessidade e, também, que consiga acrescentar os serviços adicionais que você precisar.

Agora que você já sabe como escolher entre as opções de planos e internet, entenda mais sobre como controlar o acesso de funcionários e visitantes na sua empresa.