Por aqui, já falamos sobre planos de internet corporativos e também já explicamos o que é fibra ótica, como ela garante uma melhor entregabilidade de sinal. No entanto, quando você opta por ter um plano de internet para a sua empresa é porque ela está crescendo, certamente já tem espaço próprio e claro: tem gente nova chegando para ajudar a crescer ainda mais!

Nesse contexto, começa a ser necessário ter o controle de acesso à internet, não somente para assegurar a banda ou para vigiar os sites acessados. Mas, também, para melhorar o relacionamento com seus clientes e colaboradores.

Quer saber como é possível? Continue lendo esse conteúdo até o final, que vamos falar sobre como ter o controle e ainda aproveitar essas informações para aproximar-se dos seus clientes e colaboradores.

Os limites do controle de acesso à internet

Quando falamos em controle, não confunda com espionagem ou roubo de dados dos usuários da sua rede. É importante explicarmos que esse controle de acesso quer dizer obter informações de uma maneira consciente dos usuários e usá-las de forma ética, certo? Não vá se confundir e sair por aí instalando ferramentas invasivas ou soluções que tiram a privacidade das pessoas!

Isso quer dizer que informações de login, horário de acesso, frequência de acesso e sites navegados são informações que podem ser utilizadas. Mas, conteúdos privados, como mensagens de e-mail ou outros, senhas de acesso e demais dados pessoais não podem ser acessados, consultados ou usados como ferramenta em nenhuma hipótese.

Por esse motivo, é mais seguro contratar empresas que possam auxiliar nessa implementação de forma segura e confiável. Assim, você resguarda os dados dos usuários e também garante que está sendo ético e responsável.

Os motivos para controlar

Bem, obter informações sobre comportamento dos consumidores e/ou dos colaboradores pode ser a chave para aproximar-se e oferecer soluções. Para sermos mais claros, vamos listar alguns motivos para controlar o acesso à internet.

Controle de produtividade

Se esse controle é para a sua empresa, é possível identificar se está havendo falta de produtividade por causa de acesso a sites recreativos ou que não estejam relacionados com as atividades dos colaboradores. Isso ajuda a controlar a produtividade do acesso ao wi-fi ou internet a cabo na sua empresa.

Identificação de usuários

Se você pretende instalar uma internet wi-fi em seu evento ou seu estabelecimento oferece esse recurso aos clientes que frequentam o local, poder identificar quem são as pessoas, ajuda a estabelecer padrões de frequência e comportamento. Isso ajuda em ações de marketing mais assertivas e também em oferta de produtos adaptados ao perfil do seu cliente.

Identificação de padrões de comportamento

Se não estamos falando necessariamente de um evento, mas de um lugar onde as pessoas costumam ficar por um tempo, como uma lanchonete, café ou restaurante, o entendimento sobre o que os usuários acessam também pode ser um recorte importante, que ajuda a identificar padrões de comportamento que o podem ajudar a aperfeiçoar o produto ou o espaço. Deixando seu negócio ainda melhor para os seus clientes.

Comunicação direta

Com uma boa ferramenta de controle de acesso à internet, é possível estabelecer uma comunicação direta com seus clientes. Propagandas, pop-ups e outros formatos de publicidade e até mesmo avisos, podem impactar o seu usuário enquanto ele está acessando o seu wi-fi.

Esse último motivo, endossa ainda mais os demais. É preciso conhecer bem o seu usuário e conhecer o seu comportamento, para comunicar-se com a melhor linguagem e para abordar os clientes e colaboradores da maneira mais efetiva possível.

A instalação do controle

Agora que você já deve estar se convencendo de que é um recurso importante deve estar se perguntando como conseguiria instalar isso na sua empresa.

Bem, quando for escolher um plano de internet corporativo, pergunte ao fornecedor quais são as soluções agregadas que ele pode entregar juntamente com o sinal de internet. Os melhores provedores, geralmente, têm essa solução que pode ser acoplada ao seu plano.

Chamamos esse controle de Wi-fi Inteligente, já que suas funcionalidades proporcionam insights para estratégias ainda mais inteligentes de marketing e comunicação. Podemos falar que ele oferece diferenciais como:

  • personalizar o ambiente de login;
  • conectar-se ao login de rede social do usuário;
  • acompanhamento e suporte para campanhas dentro da aplicação;
  • possui modelos de planos diferentes, que podem ajudá-lo a adaptar o custo conforme a sua necessidade, entre outros.

O Wi-fi Inteligente

Wi-Fi Inteligente Kater Telecom

O Wi-fi Inteligente é um pouco diferente do fortigate. Esse segundo, é uma barreira contra estranhos e ele funciona da seguinte forma: o usuário necessita de credenciais para acessar o seu wi-fi e também a rede de internet fixa.

Ao contrário do fortigate, o Wi-fi Inteligente não estabelece credenciais e permissões de acesso. Ele apenas controla quem está acessando e é capaz de gerar relatórios de perfil de público e identificar as pessoas para ações de marketing futuras. Outros serviços, como a criação de enquetes personalizadas, filtros por audiência e a geração de ofertas personalizadas para o canal, são também mais alternativas de ações que podem ser executadas pelo serviço.

Além disso, ele é mais indicado para ambientes com wi-fi. Temos um outro conteúdo onde falamos com mais detalhes sobre como funciona o Wi-fi Inteligente e seus diferenciais, o por quê de adquirir e também como ele pode te ajudar, confira.

Mas, o que mais importa para você neste momento é entender que esse serviço existe e que ele é completo. Ajuda na segurança e, também em ações de marketing.

Por fim, podemos dizer que se você pretende oferecer sinal sem fio na sua empresa ou em eventos, é preciso contar com uma ferramenta como essa. Também é possível afirmar que ela é um plus para sua empresa administrar informações úteis e preciosas sobre comportamento do usuários do seu produto.

Quer saber como tudo isso é possível? Acesse o conteúdo que fizemos onde falamos sobre o  Wi-fi Inteligente e entenda por que ele é um grande diferencial para sua empresa!