Certamente você já deve ter ouvido falar em internet fibra ótica. Também, já sabe que é a tecnologia de ponta, quando o assunto é volume e velocidade na transferência de dados, né?

Mesmo assim, é comum que hajam dúvidas sobre como é o funcionamento, qual é o custo benefício de aquisição e quando você deveria optar por essa tecnologia.

Pensando nisso, fizemos esse post para que você consiga entender o que há de tão diferencial e por que ela pode ser uma opção para que você tenha qualidade de conexão e, consequentemente, mais produtividade na sua empresa.

O que é internet fibra ótica?

Fibra óptica é um tipo de tecnologia de internet que é a mais eficiente na entrega de dados. Para se ter uma ideia, ainda não foi possível identificar qual é a velocidade máxima possível que podemos transferir de informação, por meio deste tipo.

Tecnicamente, o que a diferencia das demais é a estrutura que carrega o sinal: os cabos. Eles são revestidos por uma borracha preta e, por dentro, há um filete transparente (que pode ser de vidro ou plástico), que tem alto poder de condução de luz, imagem e dados. O filete facilita a propagação do sinal e permite que seja propagado em alta velocidade e a borracha espessa e escura tem o papel de vedar a condução.

Isso tudo garante mais eficiência no momento de transitar os dados de um ponto a outro.

Outro ponto diferencial desse modo de condução é que há apenas um caminho para transmitirmos o sinal. Isso quer dizer que tanto o upload, quanto o download passam pela mesma estrutura. Chamamos isso de simetria, pois o fornecimento da internet acontece de forma igual nas duas situações.

Isso quer dizer que a sua velocidade de uploads será, também, melhor do que nas demais tecnologias, podendo alcançar a mesma velocidade dos downloads, que, naturalmente, são mais rápidos em outras tecnologias.

O que difere de outras tecnologias?

Bem, começamos pelo material condutor. Nas demais tecnologias como ADSL e VDSL, por exemplo, é mais comum que a condução seja feita via cabo de cobre, revestido por uma borracha mais fina.

Nesses casos, falamos de um cabo duplo, revestido individualmente por essa borracha. Por um dos cabos são transmitidos os dados que chegam até o seu computador. Pelo outro, ocorre a transmissão do seu computador para a rede.

Além disso, o fio de cobre sendo paralelo ou trançado, não tem o mesmo potencial de condução do filete da fibra ótica. Além disso, ainda apresenta maior probabilidade de dissipação de sinal. O que dificulta que a entrega seja na mesma proporção de um cabo de fibra.

Ainda temos outras tecnologias, como HFC e rádio, que falaremos posteriormente.

O que é mais importante entendermos por agora, é que a internet de fibra ótica é a tecnologia mais recentes entre as mais comuns usadas por nós.

A fibra ótica é mais cara?

Isso é um mito. O preço do serviço de internet não muda conforme a tecnologia que você escolhe. Como a tecnologia de fibra ótica é mais cara e mais potente, geralmente é usada para opções de internet de alta velocidade.

Para planos de internet de até 10 Mb, por exemplo, é mais comum o uso de tecnologias mais baratas e que têm capacidade de entregar o sinal na velocidade contratada, mantendo a qualidade na entrega.

Tem cobertura de fibra ótica no meu endereço?

Como estamos falando de um sinal entregue por cabeamento, é importante você saber que existe um fator que se chama: viabilidade, que é diferente de cobertura. Quando falamos em cobertura, queremos dizer onde as operadoras atendem e entregam o sinal via satélite ou rádio. Também pode ser considerada a área em que é possível entregar cabeamento de internet.

Já a viabilidade está relacionada à possibilidade de passar os fios em um endereço em especial. Pode ser que em sua localidade, por alguma limitação local, não seja viável entregar o cabeamento. O lado bom é que essa avaliação não é definitiva. Pode ser que hoje não haja, mas em um outro momento já seja possível fornecer para você.

Para saber se é ou não viável, é necessário solicitar uma visita técnica até o local desejado. Assim, você consegue entender se é possível instalar ou não.

Quando contratar a internet fibra ótica?

Bem, com toda a eficiência que falamos, é possível deduzirmos que trata-se de um serviço a ser contratado em locais de grande consumo de internet. Por isso, se você deseja contratar um plano de internet para que mais de 5 pessoas usem durante todo o dia, é possível que as velocidades entregues pela fibra sejam as que melhor atendam a esse consumo.

Então, não se iluda: as internets que não são dessa tecnologia dificilmente vão conseguir entregar um plano corporativo na medida certa para o seu seu negócio.

Há também outras circunstâncias em que você pode solicitar um sinal de internet fibra ótica: para realização de eventos. Se você vai fazer um evento de grande porte e deseja que seus convidados ou participante tenham wi-fi, você pode optar por essa tecnologia.

Nesse contexto, como várias pessoas vão acessar a internet ao mesmo tempo, de seus dispositivos, é melhor garantir a entregabilidade da velocidade. Saiba que uma experiência ruim com o seu sinal de internet wi-fi pode prejudicar a percepção dos seus usuários sobre o evento como um todo. Mesmo que seja apenas esse o detalhe. Por isso, opte por uma tecnologia de ponta que vai entregar com qualidade de conexão.

Para concluir, podemos dizer que a internet de fibra ótica pode ser a melhor opção para sua empresa ou para o seu evento. Basta fazer a escolha correta do seu plano corporativo de internet, pensando no perfil de consumo dos usuários e visitantes no seu local de trabalho.

Agora que você conhece a internet em fibra ótica, saiba como escolher o melhor plano de internet corporativo para o seu negócio.